Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1001
Título: Desenvolvimento urbano e regional da/na Cidade de Araruna - PB
Autor(es): Silva, Wellington Rafael da
Palavras-chave: Espaço geográfico
Urbanização
Polarização
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: Este projeto tem como objetivo principal, entender o processo de urbanização e seus desdobramentos, que interferem no espaço geográfico, além de exprimir as formas, maneiras ou métodos, que ajudam a transformar simples paisagens, através da urbanização, em locais de polarização, modificando o cotidiano das cidades. Para isto, temos como palco de compreensão destes efeitos, a cidade de Araruna-PB, de onde foram feitas analises acerca dos primórdios de seu povoamento, observando os acontecimentos e fatos cruciais para o desenvolvimento urbano desta cidade, examinando seu marco inicial e seus períodos distintos de progresso urbano e o momento da conjuntura urbana atual, dos quais foram realizados a partir de ações desenvolvimentistas visando à prosperidade, também foi realizada uma discussão acerca da noção-conceitual de desenvolvimento, relacionando com as teorias de pólos de crescimento, rede urbana e escala regional. Além de entender, que as cidades são imantadas e tendem a seguir uma hierarquização urbana, onde os locais que disponibilizam de uma maior estrutura e possuem bases consolidadas, conseguiram a aquisição de novos planos e metas que caracterizarão um maior desenvolvimento econômico e urbano, sejam estes públicos ou privados, que modificam e constroem a cada instante, novas visões de um mesmo espaço geográfico modelado pela ação do homem.
Descrição: SILVA, W. R. da. Desenvolvimento urbano e regional da/na Cidade de Araruna - PB. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1001
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Rafael da Silva.pdfWellington Rafael da Silva2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.