Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
Título: Espacialidade da violência e do medo na mesorregião do agreste paraibano
Autor(es): Tertuliano, Antoniel da Silva
Palavras-chave: Violência
Homicídio
Agreste paraibano
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: A violência entendida como forma de agressão a outra pessoa se caracteriza na sociedade sob diversas faces, o homicídio revela a violência levada ao extremo. A morte por violência tem sido ultimamente despertado interesse pelas ciências humanas em especial, a Sociologia e o Direito e mais recentemente recebe a contribuição dos estudos da Geografia, pois sendo produto da relação homem-espaço, a violência pode ser compreendida e analisada pela ciência geográfica. A violência revela maior participação nos grandes centros urbanos, porém vem sendo observado o processo de interiorização da violência. Processo esse que motivou essa pesquisa, que propõe realizar um estudo espacial sobre esse fenômeno na mesorregião do Agreste paraibano. Estatísticas descritivas permitiram a determinação das taxas de homicídio e mortalidade com os dados disponíveis no Sistema de Informação sobre Mortalidade do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde. Posteriormente com o levantamento bibliográfico sobre o tema, foi permitida a realização da pesquisa. Nota-se que os grandes centros ocupam a maior parcela de homicídios, no Agreste paraibano, Campina Grande ainda que seja o principal centro econômico dos municípios que compõem essa mesorregião, detém as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes. Com esse estudo foi possível a construção de gráficos e tabelas que permitiram a visualização da distribuição por municípios e por microrregião.
Descrição: TERTULIANO, A. da. S. Espacialidade da violência e do medo na mesorregião do agreste paraibano. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1002
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antoniel da Silva Tertuliano.pdfAntoniel da Silva Tertuliano1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.