Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, João Paulo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T20:13:29Z | - |
dc.date.available | 2016-06-13T20:13:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10044 | - |
dc.description | AGUIAR, J. P. de. Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo das estratégias utilizadas por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba para resolver problemas de Matemática e de Física envolvendo o conteúdo da função polinomial do 1º grau. O mesmo tem como objetivo descrever e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das questões propostas. Metodologicamente, aplicamos um questionário, desenvolvemos uma aula e posteriormente aplicamos uma sequência de atividades com seis problemas e dentre eles foram escolhidas algumas respostas dos alunos para análise. Utilizamos como base para a análise a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, do francês Raymond Duval e os métodos para resolução de problemas, de George Polya, os quais foram considerados pertinentes para o estudo. Foi verificada uma grande dificuldade por muitos alunos para resolver as questões, principalmente no que se refere à passagem da representação algébrica para representação gráfica do conceito de Função e da representação em linguagem natural para a representação algébrica, o que evidencia a necessidade de um ensino mais abrangente, trazendo conexões com outras disciplinas e situações cotidianas, fazendo com que os alunos percebam o conteúdo de funções como algo mais genérico e que existem diferentes representações de um mesmo conceito matemático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Roberto Costa Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Funções | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Paulo de Aguiar.pdf | PDF - João Paulo de Aguiar | 2.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.