Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1005
Título: Degradação da mata ciliar do Rio Itapororoca: causas e consequências
Autor(es): Oliveira, Ronaldo Mascena de
Palavras-chave: Meio ambiente - degradação
Mata ciliar
Desmatamento
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o desmatamento e as condições ambientais da mata ciliar do rio Itapororoca, no que abrange principalmente a questão do processo de degradação da mesma, uma vez que, esta formação vegetal é muito especial, pois, apesar de não ser de grande proporção, ela protege os rios contra diversos problemas erosivos e ambientais além de garantir umidade para a região local. Ao mesmo tempo mostra as principais causas da degradação ambiental do rio, como também as principais consequências ocorridas em função do desmatamento e de práticas agrícolas inadequadas. Esta pesquisa teve sua área delimitada às margens do rio Itapororoca, mais precisamente, entre os sítios Junco e Carnaúba. Para o enriquecimento desta pesquisa foram feitas consultas bibliográficas sobre diversos assuntos relacionadas a este tema, além de visitas in loco, observando os processos erosivos, a situação do conjunto atual compreendendo tanto a água do rio como a formação vegetal, tudo registrado por fotografias. O futuro dessas matas está nas mãos não só de apenas alguns órgãos competentes que se preocupam com a natureza, mas também da comunidade local, que na maioria das vezes, não se preocupam em conservar esses ecossistemas tão frágeis, mas muito eficientes.
Descrição: OLIVEIRA, R. M. de. Degradação da mata ciliar do Rio Itapororoca: causas e consequências. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1005
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Mascena de Oliveira.pdfRonaldo Mascena de Oliveira923.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.