Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1008
Título: A influência sócio-econômica e cultural do memorial Frei Damião para desenvolvimento do turismo religioso em Guarabira (PB)
Autor(es): Lima, Michel Xavier de
Palavras-chave: Turismo religioso
Desenvolvimento socioeconômico
Memorial Frei Damião
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: O termo turismo norteia-se de complexidade e diversidade, uma vez que se apresentam fenômenos sociais passivos de ser identificado através de vários critérios. O turismo religioso é compreendido como um seguimento do mercado turístico que evolve negócios, empreendimentos e lucros, gera emprego e renda e cria opção de lazer através da religiosidade. No Brasil o turismo religioso é uma atividade em expansão em todo o país, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das cidades. O presente artigo tem como tema o Turismo Religioso como Desenvolvimento Socioeconômico do Município de Guarabira (PB). A pesquisa tem como Objetivo avaliar a importância do turismo religioso para o incremento socioeconômico e cultural da cidade de Guarabira. A metodologia adotada constou-se de aplicações de 50 questionários com 9 perguntas fechadas e entrevistas estruturadas. Como sendo importante para o desenvolvimento da cidade, promovemos uma interação com os turistas (romeiros) que visitam a cidade observando suas opiniões sobre a nossa forma de fazer turismo concluímos que é necessário a implementação de políticas públicas, no sentido de se melhorar a geração de emprego e renda, reurbanização para oferecer melhorias aos romeiros peregrinos, condições dignas de visitação sendo necessário ainda, grandes melhoramentos no sentido de tornar o memorial um local de melhor acolhimento, um ponto bastante interessante e ligar os pontos turísticos existente na cidade como centro de documentação João Pimentel Filho, o museu sacro entre outros e a criação de uma área de atendimento ao romeiro e turista.
Descrição: LIMA, M. X. de. A influência sócio-econômica e cultural do memorial Frei Damião para desenvolvimento do turismo religioso em Guarabira (PB). 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1008
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michel Xavier de Lima.pdfMichel Xavier de Lima1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.