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dc.contributor.authorSilva, Edimar Gonçalves da-
dc.date.accessioned2016-06-15T14:30:44Z-
dc.date.available2016-06-15T14:30:44Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10088-
dc.descriptionSILVA, E. G. da. O descompasso do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil: diversidade e identidade na abordagem do ensino de história local e regional (2009-2014). 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs discussões realizadas no ensino de história, certamente, procuram entender o espaço educacional e suas conexões com o espaço social. Diante de tal proposição, o presente trabalho busca estabelecer os vínculos entre uma sociedade cada vez mais reconhecida pela sua pluralidade e, consequentemente, a dificuldade do Exame Nacional do Ensino Médio em estimular tal característica. Portanto, o nosso objetivo geral é analisar como o ENEM dificulta as abordagens acerca do ensino de história local e regional, a partir de uma observação das políticas curriculares organizadas a partir dos nos 1990, problematizando a questão do silenciamento das identidades locais e regionais a partir do Ensino Médio. Foram utilizados como aporte teórico as contribuições de (ABUD, 2007) no que toca ao ensino de história praticado durante a ditadura militar de 1964, (FONSECA, 2007) com uma análise sobre a docência praticada no século XXI e suas implicações sociais, (HALL, 2002) que versa sobre as construções identitárias no contexto da pós-modernidade, (PAIM, 2007) e suas considerações acerca do ensino de história local e regional no Ensino Médio, (MICELI, 2004) sobre o ensino de história e a problemática da cidadania social, (SANTOS, 2011) e sua análise sobre a instauração do ENEM no Brasil e (SOARES, 2012) que discute sobre o currículo prescrito e o praticado nas escolas públicas do Brasil. A metodologia utilizada para a realização das análises se deu através de procedimentos bibliográficos inseridos qualitativamente e quantitativamente em uma pesquisa documental. Foram utilizadas como fontes principais os cadernos de questões do ENEM entre os anos de 2009 e 2014, além dos relatórios anuais do exame elaborados pelo governo federal durante o mesmo recorte temporal. A partir de tal configuração pretendemos discutir e problematizar o ENEM enquanto mecanismo de seleção para o Ensino Superior no Brasil e suas deficiências em incluir o localismo e regionalismo nas suas questões.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectHistória regionalpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleO descompasso do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil: diversidade e identidade na abordagem do ensino de história local e regional (2009-2014)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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