Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1011
Título: Uma análise sócio-cultural da feira livre de Guarabira – PB
Autor(es): Alves, Alcicleide de Oliveira
Palavras-chave: Feira livre
Cultura popular
Cantadores de viola
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: O estudo da cultura é importante para podermos entender os processos históricos os quais vivem a humanidade, e dentro da paisagem da feira livre podemos observar diversas manifestações culturais que retratam o modo de viver das pessoas. A feira livre de Guarabira-PB acontece a mais de 134 anos influenciando na vida social, econômico e cultural desta cidade. O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos culturais da feira livre de Guarabira e identificar as principais manifestações culturais, em especial a importância dos cantadores de viola para a manutenção da cultura popular e analisar a percepção dos feirantes e consumidores sobre a relação entre feira livre e cultura. A pesquisa se baseou em levantamentos bibliográficos, reconhecimento e pesquisa de campo, aplicação de questionários e registro fotográficos. Com estes levantamentos podemos observar que a feira não está apenas relacionada aos fatores econômicos, mas também social e cultural, pois a mesma guarda valores culturais, que vão desde o artesanato até o modo de falar e se comportar dos cidadãos. As feiras nordestinas são verdadeiros celeiros culturais, que contribuem para a manutenção de manifestações populares, em especial as feiras das pequenas e médias cidades. Assim diante da pesquisa percebe-se o quanto a feira livre é importante para a preservação de inúmeras manifestações culturais da sociedade guarabirense.
Descrição: ALVES, A. de. O. Uma análise sócio-cultural da feira livre de Guarabira – PB. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1011
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcicleide de Oliveira Alves.pdfAlcicleide de Oliveira Alves3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.