Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10143
Título: Experimentos em blocos completos ao acaso com medidas repetidas: Aspectos teóricos com aplicação
Autor(es): Silva, Erivan Barbosa da
Palavras-chave: Análise de variância
Delineamento em blocos
Estatística Experimental
Análise de perfil
Data do documento: 22-Abr-2016
Resumo: A cultura do girassol é de grande importância no cenário mundial por ser uma planta de múltiplas finalidades. No Brasil, o interesse do produtor por esta cultura vem crescendo a cada ano, pois além do destacado teor de óleo nos aquênios, a planta pode ser utilizada para alimentação humana, na alimentação animal na forma de silagem e especialmente de aves. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a metodologia estatística utilizada na análise de um conjunto de dados obtido de um experimento em blocos ao acaso com medidas repetidas em que foi analisado o diâmetro médio do caule do girassol em cinco épocas diferentes de avaliação, o experimento foi conduzido no Campus da Universidade Federal de Campina Grande-PB no ano de 2010 e 2011. Em seguida foi feita uma análise Multivariada de Perfil para o experimento de 2010, e para o experimento de 2011 foi feita uma análise univariada Split-Plot. Verificou-se que não houve efeito significativo da interação aumento do diâmetro médio do caule e o tratamento T4 (Testemunha), no entanto houve um aumento significativo do diâmetro médio do caule para o tratamento T2 (Leirão) em comparação com os demais tratamentos nas cinco épocas de avaliação.
Descrição: SILVA, E. B. da. Experimentos em blocos completos ao acaso com medidas repetidas: Aspectos teóricos com aplicação. 2016. 86f. Monografia (Especialização em Estatística Aplicada)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10143
Aparece nas coleções:I - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivan Barbosa da Silva.pdfPDF - Erivan Barbosa da Silva829.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.