Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thiago dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T12:23:15Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T12:23:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 515.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10149 | - |
dc.description | SILVA, T. dos S. Conceito de função: Uma abordagem dos aspectos históricos e aplicações voltadas para o ensino. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca fazer uma análise do conceito de função, a partir do seu desenvolvimento ao longo da história, destacando a importância da sua compreensão como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de outros assuntos em matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em alguns livros e artigos referentes ao conceito de função. Nosso objetivo é oferecer um material didático que possibilite ao leitor uma reflexão sobre o processo pelo qual o conceito de função passou para ser formalizado, destacando suas aplicações e o seu aporte para outras áreas do conhecimento. O trabalho foi subdividido em cinco etapas: Contexto histórico (enfatizando sua origem nas ciências naturais e destacando as contribuições desde os povos da Antiguidade aos matemáticos do Período Moderno); Funções (trazendo definições; notações e conjuntos especiais); Representações (diagrama de flechas, tabular, analítica e gráfica); Ensino (tratando os desafios enfrentados pelos professores de matemática durante o ensino de função e trazendo sugestões para uma compreensão significativa que vão do ensino de outros conceitos a atividades); e Aplicações (abordando situações presentes no cotidiano do aluno). Esperamos que este trabalho favoreça a compreensão do conceito de função e suas interpretações: como relação entre quantidades variáveis, relação entre conjuntos e transformação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Dantas de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Função | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Conceito de função: Uma abordagem dos aspectos históricos e aplicações voltadas para o ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thiago dos Santos Silva.pdf | PDF - Thiago dos Santos Silva | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.