Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lidian Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-10T12:02:13Z | - |
dc.date.available | 2013-07-10T12:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1015 | - |
dc.description | SILVA, L. R. da. O ensino de geografia na Escola Olívio Maroja, Araçagi - PB. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho trata se da análise do processo ensino aprendizagem na disciplina de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Maroja, localizada na zona rural do município de Araçagi/PB no assentamento Maria Preta, antiga Fazenda Violeta. Faz-se necessário tal estudo mediante a importância do ensino geográfico na formação do educando como agente atuante e modificar do espaço geográfico. Disciplina esta que contribui na formação do cidadão consciente e crítico dos problemas do mundo em que vive. A geografia torna- se presente na vida de cada indivíduo, pois se trata de uma ciência que discute o homem e o espaço geográfico, o qual faz parte. Esse conhecimento é adquirido através da vivência, como também no ensino escolar. Então, este trabalho tem como objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem na referida disciplina, analisando a prática pedagógica dos professores e a percepção dos alunos do ensino fundamental II. Utilizamos para realização desse trabalho um levantamento bibliográfico, realizado em bibliotecas e sites na internet; trabalho empírico com trabalhos de campo e observações ao espaço escolar; aplicação de questionários e registros fotográficos. Compreendemos que o ensino da geografia não se deve deter ao cúmulo de conteúdos adquiridos na sala de aula, mas a aquisição de conhecimentos que sirva de suporte para reflexão e compreensão da realidade do âmbito local ao global. Portanto, o processo de ensino aprendizagem tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edinilza Barbosa dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Araçagi - PB | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia na Escola Olívio Maroja, Araçagi - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lidian Rodrigues da Silva.pdf | Lidian Rodrigues da Silva | 795.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.