Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lidian Rodrigues da-
dc.date.accessioned2013-07-10T12:02:13Z-
dc.date.available2013-07-10T12:02:13Z-
dc.date.issued2013-07-10-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1015-
dc.descriptionSILVA, L. R. da. O ensino de geografia na Escola Olívio Maroja, Araçagi - PB. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata se da análise do processo ensino aprendizagem na disciplina de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Maroja, localizada na zona rural do município de Araçagi/PB no assentamento Maria Preta, antiga Fazenda Violeta. Faz-se necessário tal estudo mediante a importância do ensino geográfico na formação do educando como agente atuante e modificar do espaço geográfico. Disciplina esta que contribui na formação do cidadão consciente e crítico dos problemas do mundo em que vive. A geografia torna- se presente na vida de cada indivíduo, pois se trata de uma ciência que discute o homem e o espaço geográfico, o qual faz parte. Esse conhecimento é adquirido através da vivência, como também no ensino escolar. Então, este trabalho tem como objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem na referida disciplina, analisando a prática pedagógica dos professores e a percepção dos alunos do ensino fundamental II. Utilizamos para realização desse trabalho um levantamento bibliográfico, realizado em bibliotecas e sites na internet; trabalho empírico com trabalhos de campo e observações ao espaço escolar; aplicação de questionários e registros fotográficos. Compreendemos que o ensino da geografia não se deve deter ao cúmulo de conteúdos adquiridos na sala de aula, mas a aquisição de conhecimentos que sirva de suporte para reflexão e compreensão da realidade do âmbito local ao global. Portanto, o processo de ensino aprendizagem tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edinilza Barbosa dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAraçagi - PBpt_BR
dc.titleO ensino de geografia na Escola Olívio Maroja, Araçagi - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidian Rodrigues da Silva.pdfLidian Rodrigues da Silva795.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.