Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1020
Título: Agricultura familiar no assentamento Nossa Senhora de Fátima
Autor(es): Pereira, Jean Jerdson
Palavras-chave: Reforma agrária
Assentamento
Latifúndio
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a questão agrária no Brasil tomando como referência as relações camponesas existentes no Assentamento Nossa Senhora de Fátima, Bananeiras/PB. Para tanto, foram utilizados como referenciais teórico-metodológicos os seguintes autores: Andrade (1986), Stedille (2005) e Castro (1982), para discutir a Reforma Agrária e a estrutura fundiária do Brasil; Aquino (1986), Freitas (1984), Fiabani (2005), Pinsky (2004), Silva (1980), Luna (1968), Leal (1949), Mello (1988), Vieira (1956) e Costa (1966) para debater acerca da escravidão e a suas implicações no campo; além de Moreira (1997) e Oliveira (2001) no tocante as questões referentes as lutas e tensões travadas com a finalidade de um uso justo da terra. Com base nestes autores fundamentamos as distintas formas de entendimento entre camponeses e latifundiários com relação aos valores que a terra pode apresentar. Desse modo, buscamos apresentar a visão dos latifundiários a partir do discurso da necessidade de obtenção de lucros mesmo que este se dê através da expropriação e da escravização da mão-de-obra, e o olhar dos camponeses que buscam na agricultura uma reestruturação justa da distribuição de terras para quem deseja trabalhar e deixar de ser privado ao método arrendatário por meio de uma Reforma Agrária, que não seja apenas factoides de programas eleitorais. Para isso os camponeses pobres se organizam em movimentos sociais no intuito de resolver ou ao menos amenizar o que o colonialismo impregnou e que a Lei de Terras de 1850 consolidou. A inclusão precária dos pobres seja ela em pequenos lotes improdutivos ou em aglomerações subnormais tem resistido de forma brava a todo um sistema bem representado em todas as esferas de poderes, que os marginalizam e os descriminam. Todavia não deixam de acreditar e fazer com que a Agricultura Familiar seja responsável pela mudança do seu modo de vida, fato visto nas melhorias dos assentados da comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Descrição: PEREIRA, J. J. Agricultura familiar no assentamento Nossa Senhora de Fátima. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1020
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Jerdson Pereira.pdfJean Jerdson Pereira1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.