Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10203
Título: Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação
Autor(es): Lima, José Ignis Gonzaga de
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Evasão escolar
Frequência escolar
Ações pedagógicas
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar e refletir sobre a iniciação docente na Educação Física no Ensino Médio (turma do 1º ano) numa escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Taperoá-PB, tendo como fonte de produção de dados para a reflexão os registros de aula destacando a organização de conteúdos e a observação enfatizando a frequência escolar. Objetivou-se ainda, apontar norteadores pedagógicos que pudessem contribuir para diminuição da evasão escolar no ensino médio nas aulas de Educação Física na referida escola. A relevância deste trabalho destaca-se pela sua contribuição que pode vir a oferecer a comunidade acadêmica na produção de conhecimento na área, bem como, a comunidade escolar envolvendo equipe pedagógica e alunos sobre o tema evasão. A escola poderá valer-se desta reflexão para autoavaliar e construir novas estratégias. Outro aspecto é que o trabalho traz para discussão a partir de uma experiência uma problemática que as políticas educacionais tentam encontrar soluções, especialmente no ensino médio. O trabalho permitiu que na condição de estudante de graduação em Educação Física pudesse refletir minha iniciação na docência buscando identificar minhas potencialidades e fragilidades no sentido de abrir novos sentidos a minha atuação pedagógica no ensino médio no enfrentamento da evasão nas aulas deste componente curricular. O estudo tornou-se também instrumento de avaliação e reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas pelo próprio professor-pesquisador.
Descrição: LIMA, J. I. G. de. Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10203
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ignis Gonzaga de Lima.pdfPDF - José Ignis Gonzaga de Lima816.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.