Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, José Ignis Gonzaga de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T12:31:02Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T12:31:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10203 | - |
dc.description | LIMA, J. I. G. de. Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi apresentar e refletir sobre a iniciação docente na Educação Física no Ensino Médio (turma do 1º ano) numa escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Taperoá-PB, tendo como fonte de produção de dados para a reflexão os registros de aula destacando a organização de conteúdos e a observação enfatizando a frequência escolar. Objetivou-se ainda, apontar norteadores pedagógicos que pudessem contribuir para diminuição da evasão escolar no ensino médio nas aulas de Educação Física na referida escola. A relevância deste trabalho destaca-se pela sua contribuição que pode vir a oferecer a comunidade acadêmica na produção de conhecimento na área, bem como, a comunidade escolar envolvendo equipe pedagógica e alunos sobre o tema evasão. A escola poderá valer-se desta reflexão para autoavaliar e construir novas estratégias. Outro aspecto é que o trabalho traz para discussão a partir de uma experiência uma problemática que as políticas educacionais tentam encontrar soluções, especialmente no ensino médio. O trabalho permitiu que na condição de estudante de graduação em Educação Física pudesse refletir minha iniciação na docência buscando identificar minhas potencialidades e fragilidades no sentido de abrir novos sentidos a minha atuação pedagógica no ensino médio no enfrentamento da evasão nas aulas deste componente curricular. O estudo tornou-se também instrumento de avaliação e reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas pelo próprio professor-pesquisador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Ações pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Ignis Gonzaga de Lima.pdf | PDF - José Ignis Gonzaga de Lima | 816.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.