Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Jurandir de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T16:26:13Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T16:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
dc.identifier.other | 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10220 | - |
dc.description | BARBOSA, J. de A. O ensino de História e prática pedagógica a partir da Lei 11.645/08: uma perspectiva de implantação do ponto de vista do professor. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa traz uma discussão sobre políticas afirmativas, após a promulgação da Lei 11.645/08, destacando o que mudou efetivamente. Para contextualizar a pesquisa, apresentamos também uma discussão sobre a formação inicial e continuada do professor. Este trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a questão racial e indígena, à luz da prática docente na escola pública, ressaltando a importância desta temática para o ensino de História no campo do estudo étnico-racial no contexto escolar. Entretanto, nosso principal objetivo é compreender como essa temática racial é abordada e implementada na prática do ensino de História. A pesquisa se utilizou de documentos oficiais da Educação: PCN, LDB, Lei 9.394/96 e a Lei 10.693/03, juntamente com entrevistas via questionário. Tendo em vista que estamos trabalhando com a narrativa, optamos pela História oral como fonte, com o auxílio de autores como Maria Regina Celestino de Almeida, José D’Assunção Barros, Yvelise Freitas de Souza Arcoverde, Jacques D’adesky e Verena Alberti. Esta metodologia de pesquisa consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem dar testemunho acerca de fatos, conjunturas, instituições, modos de vida e outras nuances da vida contemporânea. As entrevistas foram feitas com professores do Ensino Fundamental e Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Emídio Viana Correia, situada à Avenida Prefeito Severino Bezerra Cabral, s/n, no bairro do Catolé, cidade de Campina Grande. Nesse sentido, a pesquisa se propõe identificar a partir das políticas pedagógicas, no contexto étnico-racial, formas de discriminação, preconceito e identidade étnica na convivência com o diferente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria Lindaci Gomes de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Estudo étnico-racial | pt_BR |
dc.title | O ensino de História e prática pedagógica a partir da Lei 11.645/08: uma perspectiva de implantação do ponto de vista do professor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jurandir de Araújo Barbosa.pdf | 24.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.