Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
Título: A dinâmica espacial do Sítio Contendas, Guarabira - PB
Autor(es): Santos, Andréia Rodrigues dos
Palavras-chave: Dinâmica
Espaço
Rural
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a configuração sócio-espacial do Sítio de Contendas, município de Guarabira, sob a perspectiva da urbanização, enfocando uma caracterização desse espaço quanto aos aspectos econômico, social e características da vida cotidiana local. Sabe-se que a Geografia cuida de estudar, entre vários assuntos, a questão espacial das cidades. No caso desse estudo, o Sítio Contendas, este não apresenta potencial econômico de desenvolvimento para sua população, assim como outras localidades rurais nas mais diversas regiões. Dessa forma, o estudo desse espaço propicia uma visão mais específica sobre os problemas enfrentados por essa comunidade e sua população, acrescentando mais um elemento ao estudo da produção do espaço. A pesquisa usa como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo por meio de entrevista e fotografias da comunidade, tendo como fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, teses e periódicos encontrados na biblioteca da UEPB, Campus III e IBGE; as fontes primárias foram coletadas em pesquisa de campo, por meio dos entrevistados e, da própria comunidade, por meio de observações no local. Como resultados, pode-se afirmar que o Sítio Contendas apresenta fragilidade econômica, desemprego generalizado, falta de ampliação da infra-estrutura e serviços públicos para a população dentre outros problemas, embora apresente equipamentos urbanos que aumentaram a qualidade de vida de seus moradores. Um outro resultado obtido é que, embora seja uma comunidade rural, percebe-se que as famílias melhoraram o padrão de qualidade de vida, por meio da aquisição de bens de consumo duráveis, aquisição de tecnologias do mundo moderno e ampliação, reformas ou construção de residências com materiais de alvenaria, com piso de cerâmica, energia elétrica e água encanada. Sendo assim, o estudo contribui para a compreensão do perfil dessa comunidade e, consequentemente, auxilia a esta e ao poder público na busca de melhorias.
Descrição: SANTOS, A. R. dos. A dinâmica espacial do Sítio Contendas, Guarabira - PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1023
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréia Rodrigues dos Santos.pdfAndréia Rodrigues dos Santos1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.