Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Eugênia Oliveira de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T15:26:57Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T15:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10239 | - |
dc.description | SOUZA, Maria Eugênia Oliveira de Lima. Relatório final de estágio supervisionado IV. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Na perspectiva do memorial de formação, os professores passam a ser encarados como sujeitos ativos do processo de produção de conhecimento, e essa produção começam no registro de suas memórias, de suas expectativas, de suas boas e más ideias, de suas trocas com outros professores. A vivência do estágio assume caráter essencial para o professor em formação no sentido de mostrar que teoria e prática não são independentes. São grandes as diferenças entre o ingressante do curso de Letras e o estudante de quarto ano, e o estágio desempenha papel fundamental no processo de formação e de avaliação dos objetivos do profissional docente. As disciplinas de estágio nos fazem rever tudo o que pensamos já saber sobre “dar aula”, e fica a certeza de que de fato boa vontade é uma coisa, compromisso com reflexão e emancipação intelectual é outra. O professor em exercício também ganha com a inserção do aluno de graduação, que traz uma visão que só o olhar externo pode dar a respeito das contradições de sua prática. Do estágio em Ensino Fundamental tira-se que a prática docente consciente de seus objetivos é essencial para romper com o ciclo orquestrado de ação e reação que se dá em sala de aula, reduzindo o processo de ensino-aprendizagem a um mero cumprir de papéis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléa Gurjão Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimentos | pt_BR |
dc.title | Relatório final de estágio supervisionado IV | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 93 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA EUGÊNIA OLIVEIRA DE LIMA SOUZA.pdf | 788.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.