Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1025
Título: Processo de urbanização na cidade de são José do Campestre - RN
Autor(es): Evaristo, Maria Elialda
Palavras-chave: Preservação ambiental
Urbanização
Planejamento urbano
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: Conhecer os fatores que levaram ao processo de urbanização das sociedades, entender os aspectos da transformação urbana e o dinamismo que ela proporciona é de fundamental importância para um futuro planejamento e expansão da sociedade, hoje concentrada em sua maior parte, nas áreas urbanas. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo, enfatizar e identificar os elementos que contribuíram para a formação do espaço urbano de São José do Campestre (SJC) - RN. O método empregado na pesquisa constituiu de revisão bibliográfica, agregada à uma investigação minuciosa, por meio de visitas de campo e entrevistas à antigos moradores e ex-políticos da cidade, levantamento de dados obtidos através do IBGE, Prefeitura Municipal de SJC, e outras instituições. Através dos resultados obtidos constatou-se que a cidade passa por um processo acelerado de êxodo rural, devido aos problemas internos da agricultura como efeitos climáticos da seca e falta de incentivo agrícola, sendo o fator de maior relevância para o lento crescimento populacional a mobilidade da população por falta de emprego. Ainda observam-se vários problemas ambientais decorrentes de uma urbanização sem planejamento prévio, como a falta de saneamento básico, e construções irregulares em áreas de risco e de preservação ambiental. O estudo apresenta a sua contribuição para induzir à criação de um planejamento urbano adequado que vise melhorar a qualidade de vida da população da cidade, pensando as necessidades socioeconômicas e ambientais do município.
Descrição: EVARISTO, M. E. Processo de urbanização na cidade de são José do Campestre - RN. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1025
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elialda Evaristo.pdfMaria Elialda Evaristo2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.