Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1026
Título: O trabalho dos catadores de lixo na cidade de Riachão - PB
Autor(es): Macêdo, João dos Santos
Palavras-chave: Reciclagem
Lixo - catadores
Trabalho Informal
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: O presente artigo aborda as mais diversas maneiras de exploração e de organização do trabalho dos catadores de materiais sólidos recicláveis nas ruas, residências, principalmente, no lixão da cidade de Riachão-PB. Nesse contexto, este ensaio tem como objetivo analisar o perfil dos catadores e do sucateiro dentro do circuito econômico que se caracteriza pelo trabalho desenvolvido nas etapas do sistema de reciclagem. Este trabalho apóia-se numa fundamentação teórica calcada nos conceitos de trabalho informal a partir de (NORONHA, 2003), (SOUSA FILHO, 2004) e (FORBES, 1989) e do trabalho na catação dos resíduos sólidos recicláveis com base em (GONÇALVES, 2006), (PEREIRA, 2005) e (RODRIGUES, 1998). Desta forma, a partir destas leituras, foi possível fazer uma análise sobre a evolução e as transformações ocorridas no âmbito do trabalho, provocadas pelo processo de globalização do sistema capitalista, bem como suas conseqüências que se repercutiram na sociedade, tais como: o desemprego e a fragmentação do trabalho, em que os desempregados são impelidos a desenvolver atividades precárias e penosas, as quais são desprovidas de estruturas e garantias sociais, uma vez que para esse mercado de trabalho informal não há nenhuma exigência de formação profissional. Do ponto de vista metodológico, executamos um levantamento bibliográfico criterioso sobre a temática, para subsidiar algumas interpretações, além disso, realizamos pesquisa de campo, entrevistas e produção fotográfica. Assim foi possível caracterizar o perfil dos catadores e do sucateiro, bem como o papel do poder público municipal no que se refere a esses trabalhadores e à gestão de resíduos sólidos urbanos, e analisar a relação comercial dos principais produtos recicláveis entre eles (catadores e sucateiro), como também a inserção desses trabalhadores no circuito econômico informal que envolve a reciclagem de resíduos sólidos e toda sua importância em âmbito econômico e ambiental.
Descrição: MACÊDO, J. dos. S. O trabalho dos catadores de lixo na cidade de Riachão - PB. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1026
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João dos Santos Macêdo.pdfJoão dos Santos Macêdo1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.