Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Título: Construção e evolução do território simbólico do remanescente de Quilombo do Sítio Matão
Autor(es): Félix, Jacqueline dos Santos Oliveira
Palavras-chave: Preconceito
Território simbólico
Comunidades quilombolas
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral analisar a evolução e construção do território simbólico das comunidades remanescente de quilombolas, em especial da Comunidade do Matão, Gurinhém-PB. Para tanto, foi indispensável a pesquisa bibliográfica, onde obtivemos a contribuição de autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Corrêa (1990), Fausto (2003), Fiabani (2005), Furtado (1991), Gorender (2000), Moreira (2006), Moura (1994), Pinsky (2004), Prado Júnior (2004), Silva e Bastos (1976) e Souza (1995). Também foi realizada uma pesquisa em sites da internet, a exemplo do INCRA (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da AACADE (Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-descendentes), entre outros, para fazermos um levantamento sobre as comunidades quilombolas da Paraíba e do Brasil. Foram realizadas ainda entrevistas com os moradores de Matão e com o representante da associação da comunidade do Matão. Todas as atividades realizadas durante a elaboração deste trabalho foram de fundamental importância, pois conhecemos o que é uma comunidade quilombola bem como as dificuldades que passam os seus moradores, mesmo depois da Constituição de 1988, dando-lhes o direito da regularização de suas terras. Percebemos também que mesmo com as políticas públicas voltadas para essas comunidades, ainda há muito que melhorar. Sem falar do grande mal que persegue os afro-descendentes que é o preconceito, aquele que ninguém admite que sente, mas que de forma disfarçada maltrata sem piedade aqueles que sempre contribuíram para a formação étnica e cultural da nossa sociedade.
Descrição: FÉLIX, J. dos. S. O. Construção e evolução do território simbólico do remanescente de Quilombo do Sítio Matão. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1027
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacqueline dos Santos Oliveira Félix.pdfJacqueline dos Santos Oliveira Félix2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.