Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1028
Título: Estudo da formação e configuração territorial do Município de Guarabira - PB
Autor(es): Torres, Marcelo Andrade
Palavras-chave: Configuração territorial
Fragmentação
Município de Guarabira
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: Este trabalho analisa como se deu a formação inicial do território do município de Guarabira e a sua fragmentação territorial. É importante considerar que ocorreu uma fragmentação da área de pesquisa em pelo menos seis novas unidades territoriais e que essas unidades foram se definindo especialmente ao longo do século XX, isso ocorreu especialmente entre as décadas de 1950 e 1960. Para entender essa nova configuração territorial foi feita uma caracterização geográfica da área, com a identificação dos principais aspectos relativos ao processo de fragmentação, além do levantamento de dados históricos e geográficos que compreendem a área da pesquisa. Para tal, a pesquisa pautou-se na observação direta e levantamento documental que Guarabira perdeu do seu território diretamente seis distritos, tornando-se municípios autônomos. A base teórica pautou-se em Raffestin (1993); Moraes (1990); Haesbaert (2004); Souza (1995); Moreira (1989), entre outros. Além da pesquisa documental sobre a fragmentação de Guarabira, foi feita uma pesquisa sobre as divisões regionais ocorridas na Paraíba; um estudo sobre a formação e o desmembramento ocorrido no antigo território de Guarabira até chegar ao seu atual território. O nosso trabalho terá uma grade importância, pois pesquisadores e populares poderão saber como se deu a formação do território de Guarabira, e como ocorreram as emancipações de seus ex-distritos, e qual a influência que Guarabira tem sobre a região.
Descrição: TORRES, M. A. Estudo da formação e configuração territorial do Município de Guarabira - PB. 2011. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1028
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Andrade Torres parte 1.pdfMarcelo Andrade Torres parte 12.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Marcelo Andrade Torres parte 2.pdfMarcelo Andrade Torres parte 24.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.