Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Título: A cidade de Mulungu - PB: transformações e resistências no espaço urbano
Autor(es): Souza, Josefa Suziane de
Palavras-chave: Cidade
Urbanismo
Ruralidade
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: O homem transforma o espaço para melhor adaptar-se, visando suprir suas necessidades de sobrevivência. A ação do homem sobre o meio que o envolve transforma esse espaço em rural e urbano. A área de estudo desta pesquisa é o pequeno município de Mulungu-PB, encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape, mais precisamente na microrregião de Guarabira. A maioria dos pequenos municípios brasileiros, como é o caso de Mulungu, possui sua economia vinculada às atividades ligadas ao setor primário, assim, sua economia está voltada para atender as pequenas demandas da sua população. Ao falar sobre a formação urbana e seus aspectos tradicionais, ainda existentes no espaço urbano, é de suma importância destacar o que é moderno e o que permanece como resquício da cultura tradicional do lugar, nas funções, no modo de vida. O objetivo deste trabalho consiste em estudar a formação da cidade, os aspectos tradicionais de sua cultura, o modo de vida de seus habitantes. Nossa intenção é também contribuir com o poder público não só para a formulação de projetos que resguardem a memória da cidade, mas, também melhorem a forma de organização espacial da cidade. Objetiva-se ainda analisar as transformações históricas, sociais e culturais do município. Em um primeiro momento a pesquisa constituiu-se de trabalhos realizados em gabinete, depois se partiu para a pesquisa de campo e o reconhecimento da área. Foram realizadas entrevistas com moradores antigos, registro do modo de vida dos moradores. Foram aplicados 30 questionários para levantamento das atividades econômicas da cidade. Após a coleta dos dados, análise, sistematização e tabulação dos dados preliminares, foi realizado o diagnóstico para a produção do texto. A pesquisa nos auxiliou a conhecer a realidade dos moradores, as condições urbanas da cidade, tipos de equipamentos sociais existentes. Percebe-se, assim, que o município de Mulungu ainda mantém uma forte ligação com o espaço rural, em especial com as atividades ligadas a agricultura.
Descrição: SOUZA, J. S. de. A cidade de Mulungu - PB: transformações e resistências no espaço urbano. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1030
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Suziane de Souza.pdfJosefa Suziane de Souza2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.