Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Maria de Fátima Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-04T16:36:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-04T16:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10328 | - |
dc.description | CARVALHO, Maria de Fátima Vieira de. A relação entre meio social, literatura e leitura em uma escola pública estadual na Paraíba. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que a leitura é fundamental na vida das pessoas e que a literatura pode ser uma experiência preciosa ao desenvolvimento desta habilidade. Desde crianças, muitos pais e professores procuram estimular o hábito agradável da leitura. Contudo, algumas vezes, muitas pessoas não têm esta oportunidade e acabam distanciando-se da leitura literária ou criando estereótipos que as afastam. Assim, partindo-se da visão de que muitos professores expõem, dizendo que seus alunos não leem ou não gostam de ler, este trabalho propôs-se a investigar a realidade da prática literária de jovens alunos do segundo ano do ensino médio regular, da cidade de Jacaraú – PB, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzira Lisboa, para podermos verificar o hábito de leitura desses jovens, procurando saber se registravam a quantidade de livros que liam, buscando-se, portanto, compreender os motivos dos alunos gostarem ou não de ler literatura. Esse estudo foi realizado através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, prática e bibliográfica. Tivemos como aporte teórico autores como Kleiman (2007), Lajolo (2002), Soares (2005) e outros que nos nortearam nesse trabalho que nos mostra o inverso: que a maioria da juventude gosta de ler, porém essa maioria ainda lê pouco. Percebemos que muitos desses estudantes apresentam o hábito de ler espontaneamente, tanto a literatura considerada popular, quanto a literatura clássica, chegando a ler até mais de dez livros por ano. Outros, porém, precisam de mais incentivo para iniciar ou aumentar a interação com esse mundo maravilhoso que é a literatura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | A relação entre meio social, literatura e leitura em uma escola pública estadual na Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DE FÁTIMA VIEIRA DE CARVALHO.pdf | 660.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.