Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Edna Josefa Trindade do-
dc.date.accessioned2013-07-12T11:15:03Z-
dc.date.available2013-07-12T11:15:03Z-
dc.date.issued2013-07-12-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1032-
dc.descriptionNASCIMENTO, E. J. T. do. Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Geografia: redescobrindo velhos saberes, recriando novos caminhos. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a forma como o ensino de Geografia está sendo desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos nas escolas Estaduais da cidade de Guarabira/PB. A pesquisa procurou discutir o processo histórico de criação da EJA e compreender o papel da disciplina geográfica no processo de formação cidadã dos educandos. O trabalho foi construído por etapas, primeiramente buscamos fazer um levantamento bibliográfico sobre a temática, principalmente resgatando o histórico do Ensino de Jovens e Adultos ao longo dos anos no país, e, o desenvolvimento e a contribuição do ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Após as leituras, fichamentos e amadurecimento das idéias, partimos para a elaboração de um questionário, o qual foi aplicado aos professores da rede estadual de ensino do município de Guarabira que trabalham com a EJA. Através desta pesquisa, podemos identificar a importância que a Educação de Jovens e Adultos tem na vida das pessoas que não concluíram a escolarização, no entanto podemos verificar que esta modalidade de ensino passa por problemas diversos, e principalmente pela ausência de profissionais capacitados para trabalhar com as especificidades que este ensino apresenta. Portanto o presente trabalho faz uma discussão desde o processo histórico de surgimento da EJA, resgata a importância do ensino de Geografia nesse ensino, faz uma análise de como o mesmo vem sendo desenvolvido na cidade supracitada e, por último traz uma contribuição através de sugestões que poderão melhorar o desenvolvimento do ensino de Geografia na EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edinilza Barbosa dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos e Ensino de Geografia: redescobrindo velhos saberes, recriando novos caminhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Josefa Trindade do Nascimento.pdfEdna Josefa Trindade do Nascimento367.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.