Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1034
Título: O comércio informal na Avenida Dom Pedro II na cidade de Guarabira - PB.
Autor(es): Silva, Maria Gorete da
Palavras-chave: Trabalho informal
Desemprego
Atividade socioeconômica
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: O comércio informal é considerado um meio de sobrevivência por uma determinada classe social excludente, que não teve a oportunidade na busca de um emprego e/ou não em mão-de-obra-qualificada e baixo nível de escolaridade, como também, por pessoas mal sucedidas no trabalho formal presente na esfera mundial. O objetivo desse trabalho é analisar as características do comércio/trabalho informal realizado na Avenida Dom Pedro II – Guarabira-PB, nos aspectos socioeconômico, político e cultural. Os Procedimentos Metodológicos utilizados nessa pesquisa foi levantamento bibliográfico, visita ao centro de documentação da cidade, a órgãos públicos (IBGE, SUMASA, CAGEPA), pesquisa de campo com aplicação de questionários para os trabalhadores autônomos da área estudada. Os resultados mostram que o atual modelo do crescimento econômico é responsável por uma desigual distribuição de renda, levando muitas pessoas à submissão de empregos ilegais, precários e por conta própria. A Avenida Dom Pedro II conta com um conjunto de comerciantes e trabalhadores exercendo atividades autônomas longe de qualquer vínculo empregatício no setor formalizado. Esses trabalhadores mobilizam um capital não declarado pelos os mesmos, e que gera a fonte indispensável para sobrevivência e da sua família. Assim foi possível concluir que as atividades informais fazem parte do perfil da cidade, como também, expressa de diversas maneiras a cultura popular. Diante da pesquisa realizada na área de estudo foi possível observar que o comércio informal da cidade de Guarabira-PB , se constitui por trabalhadores sem qualificação profissional com baixo nível de escolaridade que não tiveram oportunidades na busca do trabalho formal. Portanto, é visível a presença de pessoas de todas as idades inseridas em atividades precárias desorganizadas no centro urbano. De acordo com os entrevistados a classe comercial informal sofre total abandono pelo poder público, pois não é vista como algo para ser resolvido, mas é considerado pela sociedade como algo normal.
Descrição: SILVA, M. G. O comércio informal na Avenida Dom Pedro II na cidade de Guarabira - PB. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1034
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gorete da Silva parte 1.pdfMaria Gorete da Silva parte 1511.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Maria Gorete da Silva parte 2.pdfMaria Gorete da Silva parte 25.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.