Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1035
Título: Diagnóstico hidrossanitário da cidade de Cuitegi – PB: um estudo de caso
Autor(es): Silva, Tiago Maciel da
Palavras-chave: Saneamento
Urbanização
Políticas públicas
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: A idéia central deste diagnóstico está ligada à compreensão dos processos históricos, econômicos que estão associados a urbanização de pequenas cidades, com foco na condição hidrossanitária em Cuitegi - PB, onde a deterioração das condições sanitárias é uma questão que vem ocorrendo na cidade ao longo do tempo, sendo bastante visível dentro de sua infra-estrutura urbana. Como objetivo geral, buscou-se analisar o crescimento urbano e as diversas formas locais de ocupação do espaço em áreas carentes e com e sistema de saneamento insalubre, bem como identificar potenciais problemas ambientais decorrentes da falta de planejamento dos órgãos públicos. A metodologia nos permitiu compreender de forma coesa e racional os aspectos empíricos e conceituais a cerca do tema, através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo e tabulação dos dados. Como resultado percebeu-se então que a falta de saneamento básico é um problema que ocorre em bairros considerados pobres, como também na área central, onde há uma maior concentração de bens e serviços, causando uma série de impactos ambientais e paisagísticos. Esta cidade necessita urgentemente uma intervenção dos órgãos públicos a partir do ordenamento e planejamento territorial que busque uma melhor qualidade de vida de sua população que sofre os efeitos nocivos deste problema ambiental abordado nesta pesquisa.
Descrição: SILVA, T. M. da. Diagnóstico hidrossanitário da cidade de Cuitegi – PB: um estudo de caso. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1035
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Maciel da Silva.pdfTiago Maciel da Silva1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.