Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
Título: Pressões ambientais decorrentes da formação de aglomerados subnormais na cidade de Guarabira - PB
Autor(es): Borba, Geisa Karla de Oliveira
Palavras-chave: Pressões ambientais
Aglomerados subnormais
Guarabira
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: Dentre os problemas ambientais existentes na contemporaneidade e que mais afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das populações, são as questões que envolvem a degradação ambiental. A partir desta afirmação o proposto trabalho tem como objetivo analisar a degradação ambiental a partir de todos os aglomerados subnormais da cidade de Guarabira, para entender os motivos que levam esses moradores a efetuarem tais pressões nos lugares em que vivem. Dentre as áreas de estudo destacam: Bairro Alto da Boa Vista, Buraco do Afonso, Conjunto Ana Kelly, Conjunto Antônio Mariz, Conjunto Frei Damião de Bozzano, Conjunto Lucas Porpino, Conjunto Mutirão, Encruzilhada, Faixa da Pista, Morro do Cuscuz, Morro do Formigueiro, Rabo da Lacraia e Vila padre Cícero situadas na cidade de Guarabira-PB. A presente pesquisa se baseou em levantamentos bibliográficos; reconhecimento de campo; pesquisas nas áreas estudadas; aplicação de questionários aos moradores; visita aos órgãos públicos e secretarias; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamento de informações acerca de todos os aglomerados subnormais da cidade de Guarabira-PB. Assim, através dos estudos desenvolvidos nesses aglomerados subnormais constatou-se que, com a área central ocupada as periferias cresceram de forma desordenada com ocorrência de invasões clandestinas, além do surgimento de loteamentos; a população de baixo poder aquisitivo se aglomerou em áreas desfavoráveis para moradia; em todos os aglomerados subnormais têm ocorrências de áreas alagáveis, erosivas, ausência de vegetação e más instalações sanitárias. A cidade de Guarabira se configurou de forma desordenada e comprometedora nos variados espaços de moradia, pois a ocupação de áreas irregulares impôs à população de baixa renda a viver em situação de risco, tornando-se vulneráveis às situações de caos urbano e desastres, dos quais causam danos ambientais diversos. O que falta é a população cobrar políticas públicas, que favoreçam e melhorem seu nível de vida, principalmente do pobre tão excludente na sociedade atual da qual pertencemos.
Descrição: BORBA, G. K. de. O. Pressões ambientais decorrentes da formação de aglomerados subnormais na cidade de Guarabira - PB. 2011. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1037
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geisa Karla de Oliveira Borba parte 1.pdfGeisa Karla de Oliveira Borba parte 1900.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Geisa Karla de Oliveira Borba parte 2.pdfGeisa Karla de Oliveira Borba parte 24.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Geisa Karla de Oliveira Borba parte 3.pdfGeisa Karla de Oliveira Borba parte 32.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.