Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.contributor.authorMarcolino, Fabiano Pereira-
dc.date.accessioned2016-07-07T19:06:52Z-
dc.date.available2016-07-07T19:06:52Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10392-
dc.descriptionMARCOLINO, F. P. Educação financeira nos livros didáticos: uma análise a partir da transposição didática. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo central analisar os saberes relativos à matemática financeira e seu processo transpositivo nos livros didáticos. A motivação para a realização desta pesquisa se deu através do reconhecimento da importância da matemática financeira e seu papel no Ensino Médio. Tendo a seguinte pergunta de pesquisa: como a matemática financeira é abordada no livro didático do Ensino Médio e como é tratada no processo de transposição didática? Para responder essa pergunta utilizamos como referenciais as ideias de Chevallard (1992), Pais (2001) e Santaló (1996), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa de abordagem qualitativa no sentido de Bogdan e Biklen (1994) foram analisadas duas coleções de livro didático para Ensino Médio, foram escolhidas aleatoriamente através de sorteios, dentre aquelas são utilizadas na rede estadual de Ensino. Os resultados das duas coleções analisadas mostram diferenças e semelhanças entre ambas. Enquanto privilegia um processo de contextualização mais forte com uso de novas tecnologias, a outra dá mais atenção a um processo mais mecânico, no entanto, as duas coleções apresentam uma ausência em relação ao papel da matemática financeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.titleEducação financeira nos livros didáticos: uma ánalise a partir da transposição didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano Pereira Marcolino.pdfPDF - Fabiano Pereira Marcolino66.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.