Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marília Lidiane C Costa Alcântara | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Vanderlânia Feitosa da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T19:23:44Z | - |
dc.date.available | 2016-07-07T19:23:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10395 | - |
dc.description | SILVA, V. F. A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem da geometria nos anos iniciais com o objetivo de mostrar as possibilidades no uso desses materiais para melhorar o desempenho dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontram ao trabalhar com geometria nos anos iniciais. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental I em uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades das crianças na identificação das formas geométricas decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Andre (1986) e Rampazzo (2005), assim como a realização de oficinas práticas com os alunos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários de diagnóstico, pré-teste e pós-teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte das crianças, especialmente nos conceitos geométricos estudados durante as oficinas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marília Lidiane C Costa Alcântara | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanderlânia Feitosa da Silva.pdf | PDF - Vanderlânia Feitosa da Silva | 104.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.