Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Edilane Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T19:36:57Z | - |
dc.date.available | 2016-07-07T19:36:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10399 | - |
dc.description | FERREIRA, M. E. A. Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar o papel da análise praxeológica do conteúdo funções quadráticas como instrumento para reflexão acerca das conexões entre matemática da educação básica a matemática superior. O interesse para realização desta pesquisa surgiu a partir da observação de que durante a formação inicial de professores não se percebe claramente o estabelecimento de conexões entre a matemática que vai ser ensinada na Educação Básica e Matemática Superior, o que provoca nos licenciandos a sensação de estranheza frente a tarefa de ensinar matemática, assim fizemos o seguinte questionamento:qual o papel da análise praxeológica de conteúdos da educação básica para possibilitar reflexões sobre as conexões entre a Matemática Básica e a Matemática Superior? Para responder a está pergunta utilizamos como referencias a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, Shulman (1986), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Fizemos uma reflexão a partir de uma análise praxeológica sobre o conteúdo de funções quadráticas. Os resultados apontam para o potencial da análise praxeológica como um instrumento para os professores em formação ou exercício refletir tanto sobre as questões de conteúdos e as teorias presentes (matemática superior) e também questões do conhecimento pedagógico do conteúdo, conforme apontam Shulman (1986). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Função quadrática | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático (TAD) | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Edilane Amaral Ferreira.pdf | PDF - Maria Edilane Amaral Ferreira | 58.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.