Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1044
Título: O trabalho no lixo: contribuições para a (re)produção do espaço urbano do município de Araçagi - PB
Autor(es): Roque, Wallison de Araújo
Palavras-chave: Lixo
Espaço urbano
Relação de trabalho
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: A questão da produção do lixo das cidades é um dos grandes problemas mundiais, a abordagem sobre o lixo trabalhada nessa pesquisa tem por objetivo enfatizar o que o mesmo acarreta ao meio ambiente sendo o lixo uma problemática atual enfrentada diariamente pela população, essa muitas vezes não possui informações suficientes no que diz respeito aos malefícios oferecidos quando dispostos resíduos erroneamente em locais impróprios. Em virtude dessa problemática, este trabalho de pesquisa visa mostrar como é realizado o processo de coleta, transporte e armazenamento final dos resíduos sólidos no município de Araçagi e paralelamente a essa descrição é analisado o cotidiano e as relações de trabalho empregadas pelos indivíduos envolvidos nas diversas etapas que compõe o processo. O estudo do lixão de Araçagi foi realizado na área urbana da cidade, para sua realização foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, aplicados questionários a garis e catadores de resíduos sólidos, pois através destes foi possível um levantamento e aprofundamento a respeito do problema em pauta, como resultado constatamos junto à comunidade local que em Araçagi ainda não é dada a importância devida para a problemática acima mencionada. Sabemos que devemos agir em escala local a fim de surtir efeitos globais para que não ocorra o processo de degradação ambiental por meio dos resíduos sólidos no referido município. Aguardamos que dessa maneira o presente trabalho não sirva apenas para conclusão do curso em questão, mas sim no intuito de que os esforços sirvam como subsídios a um Plano de Gerenciamento Integrado na cidade de Araçagi/PB.
Descrição: ROQUE, W. de. A. O trabalho no lixo: contribuições para a (re)produção do espaço urbano do município de Araçagi - PB. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1044
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wallison de Araújo Roque parte 1.pdfWallison de Araújo Roque parte 13.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Wallison de Araújo Roque parte 2.pdfWallison de Araújo Roque parte 24.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.