Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1046
Título: Estudo geográfico e cultural sobre “A Loca da Nega” – Serra da Raiz - PB
Autor(es): Sousa, Maria Gláucia de
Palavras-chave: Geografia cultural
Espaço
Loca da Nega
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: O objetivo com esse Trabalho de Conclusão de Curso é fazer uma análise cultural do espaço geográfico conhecido como “A Loca da Nega”, a partir de um levantamento da área, localizada no município de Serra da Raiz, no Agreste paraibano. Considerando a Geografia Cultural enquanto principal categoria de análise, bem como, os aspectos paisagísticos e como a preservação ambiental, por meio do desenvolvimento sustentado pode trazer desenvolvimento econômico para os moradores locais. Assim como estudar possibilidades de inserir esta localidade nas trilhas turísticas da Paraíba. Identificar as estratégias no salvamento e preservação do patrimônio histórico-cultural da área, para os habitantes daquele município e a relação dos que habitam e freqüentam esta localidade com o meio ambiente. A metodologia usada neste trabalho está pautada pela pesquisa empírica e pela observação direta, com registros fotográficos, levantamento de referências e de entrevistas. A base teórica está fundamentada em autores como: Santos (2006 e 2007), Mariano Neto (2001), Claval (1999), Azevedo (2008 e 2009), Rozendhal e Correa (2007). Dentro dessa análise identificar os troncos culturais das inscrições rupestres e fazer um estudo comparativo delas com inscrições de outros sítios rupestres do estado e da região. Também fazer a devida localização do objeto de estudo e uma caracterização geoambiental da área de pesquisa. Sempre estando preocupado em sugerir propostas para o convívio harmonioso com a natureza, das comunidades tradicionais e dos visitantes em relação aos monumentos históricoculturais lá existentes através do turismo, da educação ambiental e outras atividades que promova o desenvolvimento econômico e social do morador local e a preservação do ambiental da área da Loca da Negra, Serra da Raiz – PB.
Descrição: SOUSA, M. G. de. Estudo geográfico e cultural sobre “A Loca da Nega” – Serra da Raiz - PB. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1046
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gláucia de Sousa.pdfMaria Gláucia de Sousa2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.