Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1047
Título: Agricultura orgânica: alternativas, obstáculos e desafios nas comunidades do assentamento Carrasco, Sítio Ribeiro e São Tomé em Alagoa Nova (PB)
Autor(es): Souza, Claudia Valéria Câmara de
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Agroecologia
Assentamento
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: A agricultura orgânica é umaforma de produção sustentável que tem como enfoque a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo, identificar as dificuldades, obstáculos e desafios encontrados pelos produtores que utilizam o método orgânico de produção no Município de Alagoa Nova (PB), assim como, demonstrar os benefícios dessa cultura na melhoria da qualidade de vida dos mesmos. A área de estudo desta pesquisa está localizado no município de Alagoa Nova (PB), precisamente nas comunidades do Assentamento Carrasco, Sitio Ribeiro e São Tomé, que estão inseridos nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape, na microrregião do Brejo Paraibano. Os procedimentos adotados para a realização da pesquisa constaram das etapas de gabinete e campo. Em gabinete realizou-se a triagem do material e instrumentos técnicos e bibliográficos, para o aprofundamento do assunto, depois se partiu para a pesquisa de campo e o reconhecimento da área as quais foram realizadas entrevistas com todos os agricultores orgânicos das comunidades propostas. Foram aplicados 18 questionários a fim de averiguar o grau de consciência, eficiência na produção orgânica, como também, as dificuldades encontradas na utilização desse sistema de produção. Após a coleta dos dados, análise, sistematização e tabulação dos dados preliminares, fora realizados odiagnóstico para a produção do texto. A pesquisa nos auxiliou a conhecer a realidade dos produtores orgânicos das demais comunidades, e como enfrentam as dificuldades encontradas para trabalhar com a agroecologia no município. Verificou-se que a agricultura orgânica ainda é um modelo de cultivo agrícola novo nessa região, a dificuldade encontrada pelos agricultores em trabalharem de forma agroecológica e comercializar os seus produtos acabam desestimulando muitos produtores a aderirem a esse sistema. A falta de apoio e incentivo por parte dos poderes públicos se torna um dos maiores obstáculos a serem enfrentados por esses agricultores. A intenção é que essa pesquisa possa corroborar para estimular os agricultores no investimento e práticas da agricultura orgânica, visto que a região de estudo possui vocação para essa prática.
Descrição: SOUZA, C. V. C. de. Agricultura orgânica: alternativas, obstáculos e desafios nas comunidades do assentamento Carrasco, Sítio Ribeiro e São Tomé em Alagoa Nova (PB). 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1047
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudia Valéria Câmara de Souza.pdfClaudia Valéria Câmara de Souza2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.