Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Clodoaldo Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T13:24:20Z | - |
dc.date.available | 2016-07-13T13:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10496 | - |
dc.description | Oliveira, C. A. de. Relações de poder em processos educativos: um estudo dos sentidos atribuídos ao corpo e das tecnologias corporais na sala de aula. 2013. 53F. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia trata-se de um estudo teórico acerca de como o corpo sempre foi objeto de preocupação e controle, sendo alvo do desenvolvimento de estratagemas de poder e de produção de saberes e técnicas. Discorro à luz de alguns autores a respeito das maneiras pelas quais o corpo foi ao longo do tempo desenhado, apagado, torturado, multilado e redesenhado num ambiente de signos e símbolos, ressaltando a ideia de que cada sociedade e momento histórico disponibiliza padrões, estabelece regras de uso e definição dos sentidos do corpo, sempre entrelaçado pelas relações de poder. A segunda parte do nosso trabalho prevê um levantamento de dados a partir de realização de entrevistas com professores e estudantes de escolas públicas de Campina Grande uma mais tradicional e inserida num bairro considerado nobre, e a outra mais modesta localizado num bairro periférico, definida por tipicidade, estratificada por gênero, idade, estrato social e nível de escolarização em que atuam (fundamental e médio). A cada bloco de entrevistas foi feita uma análise da problemática em questão e com as conclusões advindas dessas análises esperaremos ter contribuído com mais uma perspectiva dentre as diversas possíveis a respeito do tema em questão, deixando abertas alternativas para futuras iniciativas de focalização de um objeto tão denso e complexo como o que abordamos aqui. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo Educativo | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Técnica Corporal | pt_BR |
dc.title | Relações de poder em processos educativos: um estudo dos sentidos atribuídos ao corpo e das tecnologias corporais na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - FPEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Clodoaldo Andrade de Oliveira.pdf | 643.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.