Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Rita Maria Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T16:59:04Z | - |
dc.date.available | 2016-07-13T16:59:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10531 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Rita Maria Lima. Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação, nas suas mais variadas formas, sempre realizou um papel fundamental na construção da cidadania do indivíduo. Neste contexto, a Educação em Arte compõe um cenário com extremo potencial de formação de cidadão, posto que lança mão de um leque de enfoques temáticos e vertentes em relação com os outros saberes. O ensino da Arte na escola implica, então, valores de liberdade e criticidade, atuando em favor da autonomia do indivíduo, por meio da articulação de diversos fatores, como percepções sensoriais, conhecimento das técnicas, identificação dos movimentos artísticos, contextualidade histórica, entre outros. O conjunto desses fatores, aliado à noção de escola democrática, podem contribuir enormemente para o desenvolvimento do aluno ao exercício da cidadania. Desta forma, creditando na capacidade da Educação em Arte instigar e motivar a discussão e reflexão no seu processo criativo que engloba inúmeras expressões, pretendemos apresentar algumas implicações dessa relação entre a Arte e cidadania de acordo com a experiência vivenciada. Assim, no capítulo I, objetivamos problematizar a escola enquanto espaço de busca e prática de cidadania. No capítulo II apresentamos a relação de Educação em Arte e cidadania, elegendo o ensino da Arte como possibilitador e legitimador de um grande trabalho de estímulo à emancipação do aluno e à vivência de práticas sociais conscientes e democráticas. Finalmente, no capítulo III, sobre leitura e releitura da imagem, que compreende, também, à contextualização da mesma, perscrutaremos a noção de leitura e releitura de imagem como meio importante na concepção de Arte na pós-modernidade, especificamente, no âmbito da educação escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - RITA MARIA LIMA CAVALCANTE.pdf | 588.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.