Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Rita Maria Lima-
dc.date.accessioned2016-07-13T16:59:04Z-
dc.date.available2016-07-13T16:59:04Z-
dc.date.issued2014-09-27-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10531-
dc.descriptionCAVALCANTE, Rita Maria Lima. Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA educação, nas suas mais variadas formas, sempre realizou um papel fundamental na construção da cidadania do indivíduo. Neste contexto, a Educação em Arte compõe um cenário com extremo potencial de formação de cidadão, posto que lança mão de um leque de enfoques temáticos e vertentes em relação com os outros saberes. O ensino da Arte na escola implica, então, valores de liberdade e criticidade, atuando em favor da autonomia do indivíduo, por meio da articulação de diversos fatores, como percepções sensoriais, conhecimento das técnicas, identificação dos movimentos artísticos, contextualidade histórica, entre outros. O conjunto desses fatores, aliado à noção de escola democrática, podem contribuir enormemente para o desenvolvimento do aluno ao exercício da cidadania. Desta forma, creditando na capacidade da Educação em Arte instigar e motivar a discussão e reflexão no seu processo criativo que engloba inúmeras expressões, pretendemos apresentar algumas implicações dessa relação entre a Arte e cidadania de acordo com a experiência vivenciada. Assim, no capítulo I, objetivamos problematizar a escola enquanto espaço de busca e prática de cidadania. No capítulo II apresentamos a relação de Educação em Arte e cidadania, elegendo o ensino da Arte como possibilitador e legitimador de um grande trabalho de estímulo à emancipação do aluno e à vivência de práticas sociais conscientes e democráticas. Finalmente, no capítulo III, sobre leitura e releitura da imagem, que compreende, também, à contextualização da mesma, perscrutaremos a noção de leitura e releitura de imagem como meio importante na concepção de Arte na pós-modernidade, especificamente, no âmbito da educação escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura de imagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleLeitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadaniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RITA MARIA LIMA CAVALCANTE.pdf588.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.