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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Belém II, Francisco Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T15:37:44Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14T15:37:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10552 | - |
dc.description | BELÉM II, Francisco Pereira. A inclusão da História e culturas indígenas no ensino escolar segundo a Lei nº 11.645. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A diversidade cultural representa as distintas culturas existentes no planeta terra. Se há a diversidade étnica, ocorre também a diversidade cultural. Quanto à escola ela é um mosaico de várias cores e pensamentos. Como por exemplo, ao passarmos o olhar por uma sala de aula percebemos a diversidade entre os alunos. Para compreender a diversidade nas salas de aula é preciso entender que os alunos, além de seres históricos, são também seres sociais e culturais. É nesse sentido que consideramos imprescindível discutir essa diversidade étnica/cultural em sala de aula. No caso específico desse trabalho monográfico nos propomos a investigar a introdução da história e da cultura indígenas nas escolas. Para isso, realizamos uma coleta de dados junto aos professores do ensino fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Ceci Badu de Sousa, situada no município de Ibiara – PB, objetivando investigar o conceito de diversidade cultural, bem como sobre a importância do ensino da diversidade cultural em sala de aula. Também indagamos junto aos professores sobre a Lei 11645, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena”, bem como os mesmos representam, especificamente, o povo e a cultura indígena e qual a importância de se trabalhar a história do povo e a cultura indígena em sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista com dezesseis (16) questões. Assim, a presente monografia se encontra dividida em três partes. A primeira parte, o capítulo I, problematiza a diversidade étnico/cultural em sala de aula. O capítulo II explora a importância da Lei 11.645/08, que obriga a introdução da história e da cultura indígenas e afrodescendentes nas escolas de ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e artes. Aqui nosso enfoque foi, especificamente, a cultura indígena. Finalmente, o capítulo III explora os resultados da nossa pesquisa qualitativa, apresentando o campo de pesquisa, no caso a escola já referida anteriormente, detalhes do perfil dos professores entrevistados, bem como a análise dos dados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étinico/cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | Lei 11645/08 | pt_BR |
dc.title | A inclusão da História e culturas indígenas no ensino escolar segundo a Lei nº 11.645 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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