Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBelém II, Francisco Pereira-
dc.date.accessioned2016-07-14T15:37:44Z-
dc.date.available2016-07-14T15:37:44Z-
dc.date.issued2014-07-27-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10552-
dc.descriptionBELÉM II, Francisco Pereira. A inclusão da História e culturas indígenas no ensino escolar segundo a Lei nº 11.645. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA diversidade cultural representa as distintas culturas existentes no planeta terra. Se há a diversidade étnica, ocorre também a diversidade cultural. Quanto à escola ela é um mosaico de várias cores e pensamentos. Como por exemplo, ao passarmos o olhar por uma sala de aula percebemos a diversidade entre os alunos. Para compreender a diversidade nas salas de aula é preciso entender que os alunos, além de seres históricos, são também seres sociais e culturais. É nesse sentido que consideramos imprescindível discutir essa diversidade étnica/cultural em sala de aula. No caso específico desse trabalho monográfico nos propomos a investigar a introdução da história e da cultura indígenas nas escolas. Para isso, realizamos uma coleta de dados junto aos professores do ensino fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Ceci Badu de Sousa, situada no município de Ibiara – PB, objetivando investigar o conceito de diversidade cultural, bem como sobre a importância do ensino da diversidade cultural em sala de aula. Também indagamos junto aos professores sobre a Lei 11645, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena”, bem como os mesmos representam, especificamente, o povo e a cultura indígena e qual a importância de se trabalhar a história do povo e a cultura indígena em sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista com dezesseis (16) questões. Assim, a presente monografia se encontra dividida em três partes. A primeira parte, o capítulo I, problematiza a diversidade étnico/cultural em sala de aula. O capítulo II explora a importância da Lei 11.645/08, que obriga a introdução da história e da cultura indígenas e afrodescendentes nas escolas de ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e artes. Aqui nosso enfoque foi, especificamente, a cultura indígena. Finalmente, o capítulo III explora os resultados da nossa pesquisa qualitativa, apresentando o campo de pesquisa, no caso a escola já referida anteriormente, detalhes do perfil dos professores entrevistados, bem como a análise dos dados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade étinico/culturalpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectLei 11645/08pt_BR
dc.titleA inclusão da História e culturas indígenas no ensino escolar segundo a Lei nº 11.645pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO PEREIRA BELÉM II.pdf549.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.