Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joaziel dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-14T15:46:39Z-
dc.date.available2016-07-14T15:46:39Z-
dc.date.issued2015-02-18-
dc.identifier.otherCDD 628.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10553-
dc.descriptionSILVA, Joaziel dos Santos. Impactos ambientais na caatinga: a percepção de alunos da 3º série do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Severino Pereira Gomes, município de Baraúna-PB. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a percepção de alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Severino Pereira Gomes no município de Baraúna - PB, sobre os principais impactos ambientais na caatinga. Buscando meios de interações entre as diversas disciplinas e um melhor entendimento das ações que regem os modelos locais e globais na lida com o meio ambiente. E, através da análise desta, contribuir para a sustentabilidade territorial. A área de estudo foi o bioma local que abrange todo o município de Baraúna - PB, situada na mesorregião da Borborema, e na microrregião do Seridó Oriental Paraibano. Limita-se, ao Norte com os municípios de Cuité (PB) e Picuí (PB), ao Sul Pedra Lavrada (PB) e Sossego (PB), ao Leste, Cuité (PB) e Sossego (PB) e à Oeste com Picuí (PB). O trabalho surgiu como interesse para viabilizar estratégias de ações que identifiquem os principais impactos no bioma local. Foram utilizados como instrumentos para a realização deste trabalho conversas informais, questionários semiestruturados, observação e imagens. Nesta pesquisa os atores sociais foram questionados sobre: a caracterização e os impactos ambientais no bioma local, quais espécies da fauna e da flora eles conhecem, quais espécies correm o risco de extinção ou que já foram extintas, quais as possíveis causas de extinção, que medidas ou ações de preservação e conscientização são adotadas para identificar e orientar a população local e, de que maneira pode-se integrar as diversas disciplinas nessa questão ambiental. Os impactos percebidos pelos atores sociais refletem a realidade local da população domunicípio, desde as questões socioambientais e econômicasvalorizadas como a agricultura, os açudes (pesca), e a colheita de frutos, até mesmo os impactos negativos como o desmatamento, as queimadas, e os resíduos sólidos. No final da pesquisa e a partir da análise das percepções, serão mostrados os resultados obtidos e as conclusões a respeito do conhecimento dos atores sociais envolvidos com relação às questões ambientais, mostrando assim, a necessidade de se desenvolver uma gestão estratégica para superar alguns desafios em busca de uma relação mais harmoniosa e de sustentabilidade, inicialmente no bioma local. É necessário, portanto, a implantação de políticas públicas locais e a divulgação de problemáticas voltadas para as ações e práticas corretas de sustentabilidade ambiental e, para as questões sociais e a valorização do bioma Caatinga e da população local.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Albuquerque Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleImpactos ambientais na caatinga: a percepção de alunos da 3º série do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Severino Pereira Gomes, município de Baraúna - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOAZIEL DOS SANTOS SILVA.pdf712.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.