Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1056
Título: Processo de sucessão gerencial em empresas familiares na cidade de Patos - PB: Um estudo comparativo
Autor(es): Rodrigues, Andreia Ferreira
Palavras-chave: Processo de sucessão
Sucessão gerencial
Empresas familiares
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Com as constantes transformações que vem ocorrendo na economia mundial, provocadas, sobretudo, pela globalização, é crescente a importância de análises sobre o modelo de gestão adotado pelas empresas atuais, voltado para manutenção das mesmas no atual mercado competitivo. Diante do exposto, percebe-se a importância de se conhecer o processo de sucessão gerencial nas empresas familiares, visto que estas representam uma parcela considerável dos empreendimentos brasileiros. Portanto, na necessidade de solucionar os entraves relacionados ao processo eficaz de sucessão gerencial nas empresas familiares, nota-se a necessidade da realização de estudos específicos, com o intuito de se desenvolverem estratégias e/ou soluções que venham a minimizar as dificuldades que são apresentadas para os gestores desses empreendimentos no decorrer do processo de transferência de poder, e facilitar a abordagem de todos os colaboradores. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta como objetivo principal: Analisar o processo de sucessão gerencial nas empresas familiares atuantes no ramo varejista na cidade de Patos – PB. De modo mais específico, busca descrever as principais dificuldades vivenciadas no momento sucessório, mostrando os aspectos relacionados ao processo de sucessão tais como: clima e cultura organizacional, conflitos e motivação, e comparar aspectos do processo de sucessão nas empresas estudadas, identificando pontos fortes e fracos. Para tal, fez-se o uso da pesquisa descritiva, sendo o procedimento metodológico escolhido o método de estudo de caso comparativo, na qual duas empresas foram estudadas, sendo as informações coletadas por meio de uma entrevista feita com os gerentes e de um questionário aplicado aos colaboradores. Os resultados obtidos demonstraram que ambas as empresas vivenciaram dificuldades durante o processo sucessório. As mesmas passaram por mudanças em aspectos como: clima, cultura, conflitos e motivação. Quanto aos pontos fortes e fracos foi possível perceber que as duas possuem em sua maioria pontos fortes. Conclui-se então, que as empresas estudadas, sobreviveram ao processo sucessório, e que ambas mantêm vivo o desejo de dar continuidade ao trabalho que seus sucedidos deixaram, sendo este o ponto mais forte identificado entre ambas.
Descrição: RODRIGUES, A. F. Processo de sucessão gerencial em empresas familiares na cidade de Patos - PB: Um estudo comparativo. 2012. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1056
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreia Ferreira Rodrigues.pdfAndreia Ferreira Rodrigues1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.