Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1057
Título: Análise da ferramenta ABC na apuração de custos das atividades: caso na fábrica Raboni Calçados, Patos, PB
Autor(es): Farias, Danielle de Araujo
Palavras-chave: Custo
Atividade
ABC
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Diante das transformações ocorridas na economia, tornou-se mais importante que as empresas tenham informações para auxiliar às tomadas de decisão. Com isso, faz-se necessário o conhecimento dos custos para propiciar um grau de excelência na satisfação ao cliente atingindo o preço e a qualidade exigida. Nesse sentido, objetivou-se nesta pesquisa analisar a ferramenta ABC (Custeio Baseado em Atividades) na apuração de custos das atividades na empresa Raboni Calçados. A pesquisa é quanto aos fins de caráter descritivo e quanto aos meios um estudo de caso com pesquisa bibliográfica e documental. O estudo tem abordagem qualitativa, utilizando para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada e pesquisa documental e a observação participativa. O trabalho se inicia abordando os aspectos introdutórios da logística, as atividades logísticas, as atividades logísticas primárias, as atividades da área produtora, os custos no sistema logístico, a ferramenta ABC e sua aplicação. A partir disso, iniciou-se o estudo de caso, aplicando a ferramenta ABC para a apuração dos custos das atividades da empresa. Na análise dos resultados, através do método ABC foram encontradas disparidades da margem líquida sobre as vendas em relação ao método tradicional, identificando que, na realidade, através do método mais apurado, o ABC, alguns produtos seriam mais lucrativos do que era demonstrado no método tradicional, e essas discrepâncias entre os dois métodos de custeio poderia trazer sérias consequências à empresa em relação às tomadas de decisões futuras. Dessa forma, a aplicação da ferramenta ABC, para o caso estudado, comprovou que esta pode ser uma ferramenta para apuração de custos e auxílio para tomada de decisões do gestor, na medida em que se pode identificar e tratar sob uma gestão adequada itens falhos dentre as atividades empresariais, podendo auxiliar ao gestor a ficar atento com as possibilidades de diminuição de custos nos processos operacionais, num mercado onde a inovação, a velocidade e a eficiência ditam as regras de como gerir adequadamente cada processo empresarial.
Descrição: FARIAS, D. de A. Análise da ferramenta ABC na apuração de custos das atividades: caso na fábrica Raboni Calçados, Patos, PB. 2012. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1057
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle de Araujo Farias.pdfDanielle de Araujo Farias724.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.