Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Lucelma Cristine de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T20:10:17Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14T20:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10571 | - |
dc.description | TEIXEIRA, L. C. A. Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A motivação para realização desta pesquisa surgiu a partir de discussões no Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Matemática (NEPEMAT) do (CCHE/UEPB), onde foi possível perceber que a Educação Algébrica nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é algo pouco discutido. Assim planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para Crianças. Os dados coletados no Curso tinham o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: como atividades estruturadas para iniciação da educação algébrica podem ajudar alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental no desenvolvimento do seu pensamento algébrico? Para responder está pergunta utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos o diário de campo e o questionário como instrumento de dados. Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, permitindo aos alunos atribuírem significado para situações de generalização e análise de expressões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ciclo do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação algébrica | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.title | Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucelma Cristine de Araújo Texeira.pdf | PDF - Lucelma Cristine de Araújo Texeira | 65.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.