Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1061
Título: Plantação do abacaxi (Ananas comosus.1.merril) no Sítio Curral Grande /Itapororoca /PB e as exigências do dossiê técnico do cultivo do abacaxi da rede de tecnologia da Bahia - RETEC/BA
Autor(es): Silva, Tarcísio França da
Palavras-chave: Agricultura
Abacaxi
Capital de investimento
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: A agricultura é sem dúvida, uma atividade muito importante para o desenvolvimento econômico em diversas partes do planeta, mas tem suas desvantagens quando praticada de formas inadequadas que podem causar danos muitas vezes quase irreparáveis a natureza. No Brasil e no estado da Paraíba a cultura do abacaxi é muito desenvolvida, principalmente pelos grandes produtores que detêm grande força de trabalho proveniente da obtenção de equipamentos tecnológicos cada dia mais eficientes e produtivos. O município de Itapororoca no estado da Paraíba é o maior produtor de abacaxi do estado e conta com as mais diversas formas de produção que varia muito entre pequenos e grandes produtores do fruto. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as formas atuais de plantio e manejo do abacaxi, efetuadas pelos pequenos agricultores do sítio Curral Grande no município de Itapororoca/PB e compará-las com as exigências do Dossiê Técnico do Cultivo do Abacaxi produzido pela Rede de Tecnologia da Bahia – RETEC/BA para avaliar quais das técnicas deste documento são efetuadas por estes agricultores e qual o seu rendimento diante das técnicas adotadas atualmente. São objetivos específicos da pesquisa, identificar quais são as práticas agrícolas efetuadas pelos agricultores; caracterizar estas práticas diante das exigências do Dossiê Técnico; e avaliar sua eficácia no decorrer do processo produtivo através de questionários respondidos pelos agricultores. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de observações diretas em plantios de abacaxi realizados por pequenos agricultores do sítio Curral Grande para coletar informações e analisar se as práticas agrícolas efetuadas por estes agricultores estão de acordo com as estabelecidas pelo Dossiê Técnico do Cultivo do Abacaxi, produzido pela Rede de Tecnologia da Bahia – RETEC/BA no que se refere ao tamanho das mudas, aplicação de agrotóxico, acompanhamento técnico entre outros. Os resultados mostram que a produção é muitas vezes afetada pela falta de acompanhamento técnico e capital financeiro para investimento no trato e nutrição da plantação, o que reflete nas constantes perdas na produção declaradas com freqüência pelos agricultores.
Descrição: SILVA, T. F. da. Plantação do abacaxi (Ananas comosus.1.merril) no Sítio Curral Grande/ Itapororoca/PB e as exigências do dossiê técnico do cultivo do abacaxi da rede de tecnologia da Bahia - RETEC/BA. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1061
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarcísio França da Silva.pdfTarcísio França da Silva2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.