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dc.contributor.authorSilva, Patricia Lira da-
dc.date.accessioned2016-07-19T15:44:14Z-
dc.date.available2016-07-19T15:44:14Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.otherCDD 907.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10616-
dc.descriptionSILVA, P. L da. Representações imagéticas do Nordeste: uma leitura das imagens da seca veiculadas pela mídia na Revista Veja. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA possibilidade do uso de novas fontes na produção historiográfica, com o advento da Escola dos Annales, promoveu favoravelmente a incorporação do uso das imagens como uma das formas de compreensão histórica. Entendendo a imagem como uma fonte a ser lida, carregada de interesses e intencionalidades e ocupando um amplo espaço, tanto na produção historiográfica quanto na representação do social, nos propomos, nesse trabalho, a fazermos uma leitura de algumas imagens associadas ao Nordeste brasileiro veiculadas pela mídia através da Revista Veja. Considerando a importância que a mídia exerce na construção social e o destaque dado a esta revista no contexto histórico, julgamos ser de grande relevância discutirmos de que maneira a imagem do Nordeste assim como do nordestino são apresentadas por este espaço de midiatização. Nesse sentido, temos por objetivo analisar como a Revista Veja se apropria das imagens da seca no Nordeste e como a mesma vem colaborar para uma determinada representação sobre o imaginário nordestino. Para tanto, além de nos utilizarmos da própria revista como fonte de pesquisa, estabelecemos ainda, como suporte teórico, um diálogo com algumas discussões feitas por autores como Durval Muniz (1999) que faz uma discussão do Nordeste enquanto espaço construído histórica e imagético-discursivamente; Peter Burke (2004) que faz uma reflexão sobre a importância da fotografia para a produção histórica, desmistificando seu caráter de realidade; Marcos Napolitano (2006) que discute o uso das imagens como fonte histórica; Roger Chartier (1994) a partir do conceito de representação e apropriação das práticas sociais e Douglas Kellner (2001) que faz uma discussão sobre mídia e cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Lindaci Gomes de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSecapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectimagempt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleRepresentações imagéticas do nordeste: uma leitura das imagens da seca veiculadas pela mídia na Revista Vejapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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