Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Querino, Amanda Mayana Maria Castro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T15:45:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T15:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10619 | - |
dc.description | QUERINO, A. M. M. C. A prática de ensino de história através da oficina pedagogia em sala de aula com alunos do fundamental. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática pedagógica do ensino de História através da oficina em sala de aula possibilita inovar as aulas para aproximar o aluno da história da humanidade. Desta forma venho trazer a proposta da oficina pedagógica como uma abordagem metodológica através do uso da fotobiografia para discussão de temáticas históricas que faça relação entre a vivência do aluno e seu cotidiano com o saber histórico. O objetivo geral é discutir sobre o ensino de história no ensino fundamental através da visão do aluno e da prática da oficina pedagógica no contexto da sala de aula na abordagem de temas históricos. Nossa pesquisa balizou ao trabalharmos a partir dos estudos desenvolvidos por Karnal (2012) que discute o conceito de criatividade, Balduíno e Dongley (2006) com o ensino de História local, Assunção (2011) quando discute História Cultural. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com os alunos do ensino fundamental II de uma escola pública de Campina Grande-PB, onde os instrumentos da pesquisa foram observação da aula da professora, conversa com os alunos, a aplicação do questionário e a fotobiografia. O uso da fotobiografia, na oficina pedagógica, possibilitou a desconstrução da ideia que os alunos tinham de história e assim perceberem o quão importante é estudá-la e que ela não se remete só ao passado, mas tudo o que vivemos hoje é história. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Oficina pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Fotobiografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A prática de ensino de História através da oficina pedagogia em sala de aula com alunos do fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Mayana Maria Castro Querino.pdf | 536.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.