Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Título: Territórios rurais: análise do processo de formação do assentamento Tiradentes, Mari/PB
Autor(es): Silva, Izaías Severino da
Palavras-chave: Territórios rurais
Questão agrária
Assentamento Tiradentes
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Partindo da concepção do conceito de território na ciência geográfica, objetivamos realizar uma análise do processo de formação do Assentamento Tiradentes localizado no município de Mari/PB. Para tanto, além de apreendermos as implicações do conceito de território na Geografia, enfatizamos a abordagem territorial em seu recorte espacial rural como também procuramos abordar elementos pertinentes ao que os estudiosos denominam de questão agrária brasileira, pois a temática aqui trabalhada exige que nos debrucemos um pouco sobre essa questão. O presente trabalho tem por objetivo analisar descritivamente a mobilização dos trabalhadores rurais na luta pela terra no município de Mari/PB como também do processo de territorialização dessa luta através das ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra identificando suas causas e consequências. Dessa forma, nos deparamos com um histórico processo de expropriação do trabalhador rural das terras em que viviam, processo esse marcado por violência como também pela organização dos trabalhadores rurais em movimentos sociais como as famosas Ligas Camponesas. Da origem da questão agrária no estado da Paraíba, passando por vários momentos históricos como o da atuação das Ligas Camponesas na região, da mesma forma como o episódio que ficou conhecido como A Tragédia de Maria, dentre outros momentos importantes, chegamos à atuação do MST que, a partir da mobilização na luta pela terra no estado da Paraíba, conseguiu conquistar várias áreas de assentamentos como a que estudamos nesse trabalho. Em toda a análise do processo de formação do Assentamento Tiradentes, sempre consideramos o território enquanto recorte espacial geográfico, e essa abordagem não considera os elementos territoriais isoladamente, mas os veem de forma relacional e processual. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo dos territórios rurais como também para a análise desse conceito na Geografia.
Descrição: SILVA, I. S. da. Territórios rurais: análise do processo de formação do assentamento Tiradentes, Mari/PB. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1063
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izaías Severino da Silva.pdfIzaías Severino da Silva1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.