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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Walmir Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T16:32:17Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T16:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 700 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10642 | - |
dc.description | Araújo, W. R. de. Arte e ideologia no conflito americano-soviético (1917-1970). 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arte envolve uma dimensão subjetiva ineliminável que a conduz à tessitura do imediato, possibilitando sua compreensão dentro de sistemas ideológicos. Durante o conflito americano-soviético no século XX, os modelos de arte hegemônicos nos EUA e na URSS refletiram o teor dos discursos ideológicos que se estruturaram e se desenvolveram na ótica da mútua oposição, e que incidiram tanto na teoria e crítica da arte como na produção artística da época, caracterizando o paradigma do Modernismo nos EUA (a crítica e a teoria de Alfred Barr Jr. e Clement Greenberg, entre outros, e as obras do Expressionismo Abstrato) e do Realismo Socialista na URSS (a crítica e a teoria de Andrej Jdanov e Maxim Gorki, entre outros, e as obras das vanguardas russas e do Realismo Socialista), do ponto de vista de estéticas concorrentes constituintes do cerne da diplomacia cultural no pós II Guerra, a partir da emergência e da consolidação nos EUA do modelo da “arte pela arte”, após uma década de discussões marxistas acerca de uma democratização no plano cultural (1930), e da emergência e consolidação na URSS do modelo da “arte pelo social”, com a definição da estética oficial do Realismo Socialista em 1934, quando o stalinismo extirpa do meio artístico as pesquisas formais das vanguardas russas. Enquanto o Expressionismo Abstrato, incentivado pelo Departamento de Estado, pela grande mídia e por recursos de instituições privadas, reflete valores da ideologia burguesa como liberdade, individualismo, tolerância e inconformidade, confirmando na arte a hegemonia político-econômica dos EUA no mundo ocidental, o Realismo Socialista prevalece nos Estados comunistas como a vanguarda do combate ideológico definido pela esfera política, propondo uma arte coletivista, democrática, acessível e politizada, definida em sua função pedagógica na construção do socialismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Pereira de Sousa Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Conflito Americano-soviético | pt_BR |
dc.title | Arte e ideologia no conflito americano-soviético (1917-1970) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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