Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Josélia Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T16:39:18Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T16:39:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10665 | - |
dc.description | Silva, J. F. da. O papel transformador da educação na pedagogia de Paulo Freire. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância, bem como as contribuições que o educador Paulo Freire e sua pedagogia exerceram sobre a história da Educação no Brasil durante o século XX. Enfatizamos como os temas expostos nas obras de Freire provocaram e ainda provocam certa inquietação naqueles que de uma forma ou de outra transformaram-se em adeptos de suas obras e experiências, facilitando assim uma ampla propagação de suas teses entre os profissionais de educação, religiosos progressistas, cientistas sociais, líderes sindicais e militantes políticos. É fundamental enfatizar que o autor usou temas geradores que possibilitaram uma compreensão transformadora da realidade, associando fortemente a relação existente entre o ensinar e o aprender, com o diálogo, a conscientização e liberdade. Sua proposta pedagógica diz respeito a todos os indivíduos, mas é preferencialmente focada naqueles que são mais excluídos. Constatou-se que Paulo Freire se consagrou como um pedagogo inovador cuja herança mais preciosa é a sua doutrina, na qual todo o conhecimento educacional deve derivar do diálogo e da experiência. Sua contribuição foi e continua sendo importante para o desenvolvimento de um projeto educacional voltado para os excluídos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josér Nilton Conserva de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O papel transformador da educação na pedagogia de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josélia Ferreira da Silva.pdf | 672.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.