Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1069
Título: Análise da problemática da deposição do lixo nas imediações do conjunto habitacional Governador Antônio Marques da Silva Mariz na cidade de Riachão - PB
Autor(es): Pereira, Isaiene Isabel Ferreira
Palavras-chave: Lixo
Poder público
Degradação ambiental
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Este trabalho focaliza a problemática do lixo na cidade de Riachão. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo principal analisar os problemas que o lixão vem causando aos moradores do conjunto habitacional Governador Antônio Marques da Silva Mariz, na mencionada localidade. Utilizou-se como aporte teórico, autores da Geografia e ciências afins que tratam da temática em questão, tais como: Carlos (2008), Dias (2002), Pereira (2005), Abreu (1999) apud Gomes (2007), Santos (2009, 2008), Seabra (2005), Silva (1991), entre outros. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a seleção do material bibliográfico disponível sobre questões urbanas e sócio/ambientais, para uma melhor compreensão e análise sobre o assunto. Em seguida, foram realizadas visitas aos moradores do conjunto habitacional Governador Antônio Mariz, que permitiram a aplicação dos questionários sócio ambiental aos residentes adultos daquele local. Destarte, no universo de 80 habitantes residentes no supracitado conjunto habitacional, a pesquisa realizada entre os dias 19 e 20 de março de 2012, inclui a aplicação de questionários nos 20 domicílios da área ora diligenciada, o que representa 100% (cem por cento) dos residentes da referida localidade. O estudo constatou que, na cidade de Riachão, não há um sistema de coleta pública de lixo que atenda a quase totalidade da população urbana. Nesse sentido, o mau gerenciamento do resíduo urbano apresenta muitos desafios e merece atenção especial dos gestores públicos do município. A considerável quantidade de resíduos que tem sido depositado próximo ao conjunto habitacional Governador Antônio Marques da Silva Mariz, tem causado impactos que diminuem a qualidade de vida dos moradores que ali residem, causando desvalorização imobiliária, proliferação de doenças, impacto visual e contaminação do meio ambiente. Diante desse cenário, considerou-se que, o trabalho em conjunto do Poder Público e Sociedade seria a fórmula ideal para a solução de situações de impasse como este que ora é vivenciado pela população do aludido conjunto residencial.
Descrição: PEREIRA, I. I. F. Análise da problemática da deposição do lixo nas imediações do conjunto habitacional Governador Antônio Marques da Silva Mariz na cidade de Riachão - PB. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1069
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaiene Isabel Ferreira Pereira.pdfIsaiene Isabel Ferreira Pereira1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.