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dc.contributor.authorAniceto, Kaline Keila Nunes-
dc.date.accessioned2016-07-20T11:25:05Z-
dc.date.available2016-07-20T11:25:05Z-
dc.date.issued2016-05-17-
dc.identifier.other21. ed. CDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10698-
dc.descriptionANICETO, K. K. N. Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresentará as estratégias competitivas de diferenciação de mercado utilizadas pelos supermercados localizados na cidade de Patos-PB. Como se sabe, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes, as empresas se veem diante do desafio de desenvolver e utilizar estratégias competitivas cada vez mais eficazes e que lhes garantam vantagem competitiva no contexto de mercado. Como veremos nos resultados, a utilização de estratégias de diferenciação é crucial para as empresas que atuam em mercados de competitividade altamente elevados como o setor supermercadista. Considerando o caráter crucialmente relevante das estratégias para o estabelecimento das vantagens competitivas de uma determinada empresa, surgiu, no contexto deste trabalho, a necessidade de responder a seguinte questão: como empresas pertencentes ao ramo supermercadista da cidade de Patos-PB desenvolvem o processo de escolha das suas estratégias competitivas? Para responder a essa questão utilizamos, neste trabalho, o conceito de “estratégias competitivas”, proposto por Henry Mintzberg. Considerando a problemática acima proposta, foi aplicado, aos gerentes dos supermercados do município de Patos-PB, um questionário objetivando apreender, a partir das suas respectivas respostas, como as estratégias competitivas por eles utilizadas são efetivamente desenvolvidas e utilizadas. Para a consecução do presente estudo, lançamos mão dos recursos metodológicos das chamadas pesquisas qualitativa e quantitativa, uma vez que, além dos dados quantitativos operacionalizados, fundamentos teóricos e comportamentos mercadológicos foram qualitativamente analisados. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se a existência e utilização, por parte das empresas investigadas, de estratégias competitivas de diferenciação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adriano Homero Vital Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégia administrativapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectDiferenciação em Administraçãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.titleEstratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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