Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1070
Título: Análise das transformações do espaço geográfico a partir da imagem geofotográficas antigas e atuais do município de Caiçara - PB
Autor(es): Silva, Tércio Marcio Tavares da
Palavras-chave: Paisagem
Fotografia
Caiçara
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: A análise da paisagem a partir de imagens geofotográficas nos permite viajar um pouco no tempo e perceber algumas transformações no espaço geográfico ao se comparar as fotografias antigas e atuais. O presente trabalho foi realizado no município de Caiçara, na mesorregião do agreste paraibano, tendo como finalidade analisar a partir de imagens antigas e atuais as transformações ocorridas no espaço geográfico, as principais causas que levaram a tais modificações no espaço da cidade. Esta pesquisa tem como embasamento o conceito de paisagem e o uso de fotografias em pesquisas científicas, utilizando um método de análise comparativa. O desenvolvimento do trabalho procedeu de seleção de algumas imagens antigas em acervos na internet e com pesquisadores da cidade, leitura e fichamento do material bibliográfico e, posteriormente, entrevista e registros fotográficos. Conclui-se que é admissível utilizar este método comparativo de fotografias para entender a dinâmica do espaço geográfico, apontando algumas contribuições que foram ou não favoráveis para tais mudanças.
Descrição: SILVA, T. M. T. da. Análise das transformações do espaço geográfico a partir da imagem geofotográficas antigas e atuais do município de Caiçara - PB. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1070
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tércio Marcio Tavares da Silva.pdfTércio Marcio Tavares da Silva739.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.