Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1073
Título: Um estudo sobre o aumento do êxodo rural nas últimas décadas no município de Solânea - PB
Autor(es): Santos, José Jaciélio Matias dos
Palavras-chave: Êxodo rural
Políticas públicas
Problemas urbanos
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: A migração consiste na saída de pessoas de uma região para outra, de modo que é possível perceber mudanças significativas das características populacionais, tanto das áreas de repulsão quanto daquelas para onde os migrantes se dirigem. Já o êxodo rural está relacionado à saída de moradores das zonas rurais para as zonas urbanas. Esse fenômeno provoca, na maioria das vezes, graves problemas sociais, pois as cidades que recebem grande quantidade de migrantes nem sempre estão preparadas para esse aumento. Como os empregos nem sempre são suficientes, muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em locais inadequados ou com pouca infraestrutura. A pesquisa em apreço tem por finalidade, mostrar as causas e as consequências do aumento do êxodo rural ocorrido nas últimas décadas no município de Solânea-PB. Os dados apontam a queda gradativa da população total e da população rural nos períodos analisados de acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (1991, 2000 e 2010). Esse fato está relacionado ao processo de migração para outras áreas do país (destaque para as grandes cidades do Sudeste), bem como para a própria zona urbana do município (a população urbana foi a única que experimentou crescimento constante). Torna-se oportuno destacar que a população rural era majoritária no ano de 1991 e que no ano de 2010, data do último censo, ela representava apenas 27,75% (7.361 habitantes). Por outro lado, 19.332 habitantes (72,25%) residiam na zona urbana do município, segundo o Censo de 2010. Se persistir a situação de crise no município, é bem provável a manutenção dessa tendência para os próximos censos, ou seja, o êxodo rural tende a crescer cada vez mais. Dentre os fatores responsáveis pelo fenômeno migratório em questão, destacam-se os seguintes: a falta de oportunidades no campo, a falta de apoio para a agricultura familiar, a violência praticada por assaltantes que invadem os sítios dos pequenos moradores em busca de dinheiro e bens materiais.
Descrição: SANTOS, J. J. M. dos. Um estudo sobre o aumento do êxodo rural nas últimas décadas no município de Solânea - PB. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1073
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jaciélio Matias dos Santos.pdfJosé Jaciélio Matias dos Santos898.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.