Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1075
Título: Processo de urbanização da cidade de Caiçara - Paraíba
Autor(es): Martins, Fernanda Domingos
Palavras-chave: Processo de Urbanização
Êxodo rural
Crescimento urbano
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: Após a Revolução Industrial a urbanização tomou ritmo bastante acentuado, porém esse fenômeno não aconteceu com a mesma intensidade em todos os lugares do mundo. No Brasil esse processo aconteceu bem mais tarde, de modo que entre as décadas de 1940 e 1980 mudanças importantes passaram a fazer parte da dinâmica demográfica do país, após a consolidação do modelo de industrialização baseado na substituição de importações. Com efeito, verificou-se uma verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira, a partir do intenso processo migratório (êxodo rural). O presente trabalho tem como principal objetivo analisar e compreender o espaço urbano da cidade de Caiçara – PB, visando identificar os fatores positivos e negativos advindos do processo de urbanização. Para tanto, foram feitas algumas pesquisas bibliográficas com a intenção de compreender a urbanização desde os seus primórdios até os dias atuais. Foram realizadas também inúmeras pesquisas de campo, com o propósito de levantar dados censitários junto ao IBGE, além da realização de várias entrevistas e de uma cobertura fotográfica. Através do levantamento de dados fornecidos pelo IBGE, ficou constatado que a população do município passou por várias modificações, desde a década de 1970 até o ano de 2010 (período estudado). Em 1970, a população rural ultrapassava demasiadamente a população urbana; nas décadas posteriores o número de habitantes rurais diminuiu gradativamente, ao passo que o número de pessoas residindo na cidade teve aumento quase que constante (fenômeno do êxodo rural). Somente na década de 2000 se verifica uma queda brusca no número total de habitantes, acompanhada, consequentemente, de uma queda no número de habitantes urbanos e rurais, devido à perda de distritos e ao fluxo migratório para outras cidades brasileiras. Mesmo assim, a população urbana continuava aumentando.
Descrição: MARTINS, F. D. Processo de urbanização da cidade de Caiçara - Paraíba. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1075
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Domingos Martins.pdfFernanda Domingos Martins2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.